DICA 1: Como Emagrecer Sem Fazer Dieta. Quebre O Ritmo Alimentar


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Olá amigos e amigas do blog. Vamos iniciar hoje uma série de artigos, bem objetivos, de COMO PODEMOS EMAGRECER SEM FAZER DIETAS MILAGROSAS. Mas como assim se o nome do site é SigaDieta? rs. Isso mesmo, não há problemas. Vou lhe ensinar como mantenho meu peso mesmo aos 44 anos, e sem deixar de comer o que gosto. Poderá ser uma série de artigos um pouco polêmica, mas posso garantir que comigo funcionou muito e comecei a entender porque muitos amigos e amigas não conseguem emagrecer e continuar a vida sem engordar novamente.

Na verdade, você vai ter que alterar sim seu regime alimentar e hábitos de vida, mas como disse, não vai deixar de comer o que gosta. Nessa série de dicas, uma ao dia, vou começar falando em ordem de prioridade naquilo que fiz e que funcionou muito.

Não deixe de visitar as outras DICAS: | DICA 1 – Quebre O Ritmo AlimentarDICA 2 – Durma BemDICA 3 – Correr 30 Minutos Ao Dia | Dica 4 – Não Exagerar Nos Líquidos | Dica 5 – Diversifique O Cardápio |

IMPORTANTE: Essa série de dicas, trata-se de experiência pessoal. Recomendo que procure sempre um profissional de saúde, que poderá fornecer orientações clínicas apropriadas, de acordo com as características de cada pessoa.

DICA NÚMERO 1 – Quebrar A Rotina Alimentar

Então vamos lá a dica de hoje. No meu caso, foi a mais importante. Alterar seu ciclo de alimentação! Isso mesmo! O maior problema que encontrei quando iniciei os meus testes, foi a ROTINA ALIMENTAR. O que é isso?

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Trata-se da rotina alimentar que diariamente submetemos o nosso corpo. Todos os dias “obrigamos” nosso organismo a receber alimentação nos mesmos horários.

  1. Por volta das 06h temos o café da manhã;
  2. Depois temos o lanche da manhã, lá pelas 10h. É aquele lanchinho rápido, só para a gente aguentar até o almoço;
  3. Lá pelas 12:30h, estamos nós no almoço;
  4. Aí na parte da tarde, bate aquela vontade de comer (vontade!), e vamos ao petisco da tarde;
  5. Hora da Janta!!! Lá estamos nós na segunda refeição principal do dia por volta das 18 – 19h;
  6. Mas ainda não terminou! Antes de dormir sempre outro lanche rápido, só pra gente não dormir com “fome”;
  7. Outro dia começa, e lá estamos novamente, não importando o quando e o que comemos no dia anterior, seguiremos outra vez os mesmos horários pré-definidos!

Pois é! Por mais polêmico e interessante que pareça, vai ser praticamente impossível emagrecer e manter o peso, seguindo uma rotina alimentar que nossa mente está programada a manter. Isso mesmo. Nossa mente programou nosso corpo! Quando na verdade deveria ser o contrário!

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Como mentalmente acabamos que estabelecendo um ritmo alimentar pré-definido, percebi que eu tinha uma necessidade enorme de comer, mas não necessariamente por fome e sim por vontade comer. Quando eu estava tomando o café da manhã, já estava pensando na feijoada que nos esperava na hora do almoço.

Aí durante o dia, batia uma vontade maluca de beliscar alguma coisa na lanchonete e tomar aquele refrigerante para saciar a ansiedade. Nesse momento eu percebi definitivamente que minha mente havia programado todos os meus hábitos alimentares.

Portanto nessa DICA NÚMERO 1, eu encontrei o maior desafio para iniciar um novo estágio alimentar. Tive de QUEBRAR O RITMO DE ALIMENTAÇÃO definido pelos meus pensamentos. Foi incrível, porque em dado momento eu me perguntava. Eu estou realmente com fome? A resposta era não. Mas que vontade era aquela então? Era a vontade de comer! O sabor, o aroma, o ambiente vinha em minha mente, e lá estava eu novamente mandando alimento para o estômago! rs.

Como Quebrar A Rotina Alimentar

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Eu segui alguns passos que me ajudaram muito a atingir um novo hábito alimentar, até chegar no estágio que estou hoje de Jejum Intermitente Variado. Mas seguem algumas dicas de como quebrar sua programação mental, e passar a se alimentar de acordo com as necessidades de seu organismo.

  1. INTERVALO ENTRE AS REFEIÇÕES: Inicie gradativamente um aumento nos intervalos entre as refeições, até o limite de sua fome (vontade de comer). Você vai perceber que aos poucos vai superar a “vontade de comer” e encontrar o verdadeiro timing de necessidade de seu corpo. Cada organismo terá seu “timing alimentar” específico;
  2. QUANTIDADE: Quando realizar as refeições, inicie rigorosamente pela salada e tente comer devagar, e se possível, coma sempre um pouquinho menos que sua vontade de comer;
  3. LÍQUIDOS: Tente não tomar líquidos durante as refeições;
  4. LANCHES: Tente eliminar os lanches da manhã e da tarde. A tendência que percebi, é que quanto mais refeições pequenas se faz durante o dia, maior será a tendência mental de exigir mais ainda. Foi justamente o contrário do que recomendam algumas dietas;
  5. HORÁRIOS: Os horários de suas refeições serão totalmente alterados. Você seguirá um novo padrão alimentar, de acordo com as necessidades fisiológicas de seu corpo, e não mais conforme a programação mental em horários previamente definidos.

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Outro grande desafio será o lado social, pois você não mais vai “obrigar” seu organismo a se alimentar no horários socialmente estabelecidos.

Essa técnica é muito interessante, pois em meu caso, passei a me alimentar quando meu corpo precisa. Seria difícil entender isso sem ter feito, mas hoje tenho essa metodologia muito clara (em meu caso!). Pode ser que você também descubra esse novo padrão de alimentação.

Amanhã vou falar sobre a SEGUNDA SUPER DICA fundamental para se chegar no peso ideal, MANTER, e não se privar do essencial. Um grande abraço a todos.

 

 

 

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